quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Agricultura biodinâmica




Agricultura biodinâmica, é a agricultura pensada e proposta por Rudolph Steiner em 1920, ele acreditava que o homem e o universo devem viver em harmonia, e criou o conceito que mistura ciência com espiritualidade, mais do que uma técnica agronômica de produção a biodinâmica é uma filosofia de trabalho e de vida, a ideia de organismo agrícola, composto pelo solo, ar, água, plantas, animais, diversidade e paisagem, clima, ambiente e, o ser humano e o cosmos. Não usa veneno, nem adubo químico industrializado, e busca sistemas de produção mais parecidos com os da natureza. Agricultura sustentável, lavoura agro-ecológica, boa nutrição e equilíbrio, são fundamentais para a saúde das plantas.

"A agricultura moderna provoca uma erosão do solo de 3 milhões de toneladas por hora. (26 bilhões de toneladas por ano)
A massa humana está substituindo a biomassa e outras espécies. A capacidade de suporte da Terra está quase gasta.
Para manter nosso estilo de vida na zona de conforto em breve vamos precisar de cinco planetas Terra para sustentar o estilo a que estamos acostumados.
O mantra do livre comércio fracassou para os pobres do mundo. Existe uma maneira melhor.
A agricultura biodinâmica pode ser a única resposta que nos resta."


Trecho documentário:
Um Homem, uma Vaca, um Planeta





Documentário completo:
Um Homem, uma Vaca, um Planeta




Documentário completo em 2 partes:
Um Homem, uma Vaca, um Planeta - Parte 1/2






Um Homem, uma Vaca, um Planeta - Parte 2/2




Um solo fértil é a base de nossa existência, sem ele não há como ter uma boa alimentação. O homem depende do húmus. Ele contribui para a vitalidade dos vegetais, da saúde animal e da inteligência humana ao propiciar alimentação adequada. Na Índia, o húmus está ganhando uma importância ainda maior - um método de cultivo capaz de mudanças sociais e impactos significativos nas comunidades rurais do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário